Vale a Pena Assinar o Descomplica para Estudar para o ENEM? (Análise Atualizada 2020)

Vale a Pena Assinar o Descomplica para Estudar para o ENEM? (Análise Atualizada 2020)


Estudar em casa para o enem tem sido a mais nova abordagem dos estudantes por todo o Brasil.

Os motivos que levam o estudante optar por estudar em casa ao invés do tradicional cursinho pre-vestibular presencial são bastante óbvias:

  • Preço acessível: o custo de estudar em casa com um prevestibular online é cerca de 10x menos do que pagar um cursinho presencial
  • Mais tempo para estudar: sem ter a necessidade de perder tempo com locomoção, você ganha mais tempo para estudar o que precisa
  • Ritmo de estudo controlado: você pode voltar um vídeo quantas vezes for necessária para entender um assunto. A aula presencial tem tempo pra começar e terminar.

Hoje vamos falar sobre o cursinho mais popular do Brasil, que já aprovou milhares de estudantes (eu incluso) em diversas faculdades do país.

Esse cursinho é o Descomplica

Embora ele seja bastante conhecido por nome, novos estudantes que vão começar a se preparar para o enem e ainda não conhecem a plataforma ficam na dúvida se o descomplica é bom.

Nós vamos fazer uma análise completa do que a plataforma oferece para te ajudar a decidir se vale a pena assinar o descomplica ou não.

Caso você esteja com pouco tempo, aqui vai um resumo da análise para te ajudar a tomar a decisão de assinar o descomplica sem precisar passar por todos os detalhes.

O descomplica é bom? Vale a pena assinar o descomplica?

As características que fazem o descomplica ser o melhor cursinho online para o ENEM é que ele oferece aulas muito bem detalhadas, material de exercício, correção de redações mensais, monitoria para reforço das aulas, além de simulados periódicos, aulas ao vivo toda a semana e conteúdo extra sobre organização e produtividade

É sem dúvida o cursinho mais completo do Brasil, que te guia do início dos seus estudos até a sua aprovação e é flexível para aqueles que começaram a estudar um pouco tarde também.

Verificar Detalhes no Descomplica

Um ponto negativo em relação ao descomplica ao meu ver é em relação à quantidade de vagas disponíveis para a monitoria semanal mas não é tão prejudicial visto que eles sempre estão lembrando você para se inscrever e garantir sua vaga nas monitorias.

Alguns outros pontos em relação ao descomplica que você precisa saber.

Quanto custa o descomplica? Quais os planos?

O descomplica custa a partir de R$19,90 por mês no seu plano mais básico e vai até R$39,90 por mês no plano top.

Você pode conferir planos do descomplica em 2020 na página do site.

Quantas redações posso corrigir por mês?

O descomplica oferece duas correções de redações por mês.

O descomplica tem aplicativo?

Sim, o descomplica tem aplicativo para android e ios. É possível baixar as aulas para assistir depois mesmo estando offline.

O que são as monitoriais?

As monitorias são aulas tipo reforço ao vivo para te ajudar nas matérias que você está com dificuldade. Para participar da monitoria é necessário fazer inscrição. Você pode interagir com os professores via chat.

Quantas monitorias posso me inscrever?

Você tem direito a 03 monitoriais por semana não cumulativos.

Lista de vantagens do descomplica

  • Fácil de Usar
  • Suporte Inclui correção de redação
  • Planos Básicos com Muitos Recursos
  • Design e usabilidade moderno
  • Central para Tirar Duvidas Sobre ENEM
  • Aplicativo para Android e iOS

O que eu mais gosto (diferenciais)

  • Correção de Redação
  • Aulas Extra Curriculares
  • Aulas motivacionais
  • Monitorias semanais

Não gosto tanto (desvantagens)

  • Limite de Vagas nas Monitorias
  • Suporte ocupado

Como foi minha experiência no descomplica

Descomplica é bom? Vale a Pena Assinar o Descomplica?

Era menos da metade do ano de 2014 quando eu comecei a estudar em casa para o ENEM. No início era mais complementar para o pre-vestibular que eu fazia mas a partir de julho eu decidir estudar somente em casa e larguei o pre-vestibular.

Inicialmente eu queria assistir aulas de graça no Youtube mas me deparei com alguns problemas:

  • Eu não sabia exatamente o assuntos para estudar para o enem Não se tinha muito um plano do início ao fim que eu pudesse comparar com as aulas do pre-vestibular e fazer uma junção. Eu via alguns roteiros aqui e ali mas como cada um dava uma opinião no final das contas tudo me deixava confuso e dava um trabalho danado procurar aula por aula no youtube. Também eram poucas as aulas que tinham exercício.
  • Eu iria precisar que alguém pudesse corrigir minhas redações: Essa era uma dificuldade enorme no meu pre-vestibular e eu cheguei a pensar em pagar a alguém para fazer essa correção. Mais tarde eu descobri que o preço que eu pagaria já era uma mensalidade do cursinho online que tinha muito mais benefícios.
  • Eu iria precisar de mais ajuda que o normal: Vou entrar mais em detalhe abaixo mas em resumo eu tinha dúvidas bem bobas porque até as coisas mais básicas mesmo eu não tinha aprendido na escola.

Então outra possibilidade me sugeria assinar um cursinho online, que supriria toda a necessidade que citei acima, e tinha um custo acessível.

Fazendo um comparativo do preço percebi que assinar o cursinho online era barato. Comparando com um pre-vestibular presencial, o preço chega a ser 10x mais barato e incluía tudo que eu precisava.

Eu saí pesquisando e fazendo comparações dos cursinho online em busca do que pudesse me atender com as configurações necessárias para eu conseguir estudar até o final do ano.

Fiz uma pequena lista do básico que precisava para estudar de verdade para o enem, que é um resumo do que falei acima:

Primeiro, eu precisava de um plano de estudos para me guiar a estudar assuntos que mais caem no enem e assim ter um melhor aproveitamento.

Segundo, eu também precisava de um cronograma para saber a frequência que eu estudaria cada assunto.

Terceiro, para mim era de demasiada importância que eu tivesse acesso a correção de redação no plano mais básico, pra eu não ter um gasto extra com isso.

E foi assim que eu encontrei e me apaixonei pelo Descomplica.

Nesse tempo eu já estava fazendo parte de um pre-vestibular oriundo de um projeto social na minha cidade que consegui através de uma seleção que ocorreu no começo do ano.

Eu estudei em escola pública toda minha vida e não aproveitei quase nada. Nem do fundamental nem do ensino médio. Na verdade, eu cheguei a reprovar dois anos por problemas na família e da própria escola. História infeliz mas que não precisa entrar em detalhe.

No final o que isso me deixou foi um prejuízo na hora de tentar entrar na faculdade.

Mas enfim, alguma coisa precisava ser feita para recuperar o tempo perdido.

Com a falta de conhecimento do ensino fundamental e médio, eu decidi que para além das aulas que fazia presencial, eu iria estudar alguns assuntos de matemática básica no Kan Academy, pois sabia que tirar uma nota boa em matemática seria fundamental para aprovação no curso que eu queria (ciências da computação).

O pre-vestibular era bastante valioso e tinha aulas bem elaboradas em algumas disciplinas como matemática, história e biologia (embora eu tivesse dificuldade em todas) mas deixava a desejar em redação e química.

Com o costume de estudar vez ou outra em casa alguns assuntos, eu passei a conhecer o descomplica e ver que todas as aulas que eu precisava estavam lá.

O conteúdo era bem estruturado e tinha correção de redação que no pre-vestibular que eu fazia não era muito bom porque demorava bastante pra corrigir e só tínhamos uma correção por mês.

O preço também era bastante acessível, então com algumas economias eu consegui assinar o plano do descomplica.

Lembro que uma das primeiras coisas que eu fiz foi ver algumas aulas de redação e ver um tema para começar a escrever.

Submeti e também assisti algumas aulas ao vivo, que me deixaram com bastante dúvida e daí eu fui e me inscrevi em uma monitoria.

O suporte dos professores foi bem bacana e também eu conseguia interagir com os alunos no chat que ajudavam tirando dúvidas mais simples.

No final, todo esse suporte foi fundamental para minha nota final no ENEM.

Eu consegui aprovação em Ciências da Computação no final daquele ano, exatamente o curso que eu queria, e reconheço que sem o descomplica isso não seria possível.

Verificar Detalhes no Descomplica

Descomplica. A família online de quem estuda para o ENEM.

Antes de me cadastrar no site, eu queria saber se aquilo iria funcionar para mim.

Eu via muita coisa bacana, mas queria saber se conseguiria fazer parte daquela dinâmica.

Quando passei a estudar no Descomplica e interagir mais com a 'comunidade de alunos' (nos grupos, lives, etc), percebi que todos possuem uma característica em comum e uma dinâmica coletiva unica que é proporcionada pela equipe do descomplica, que facilita muito no aprendizado de todos e ainda cria uma espécie de família.

Pode ter certeza que, se você assinar a plataforma, em pouco tempo você vai postar um tweet com a hashtag #famíliaDescomplica.

Não demora muito pra você ser um novo membro da família (e se sentir parte dela)

Percebendo essas características comuns, agora posso dizer mais ou menos o que você pode esperar sendo assinante, para você concluir se o site tem a ver com o seu perfil.

#1 Descomplica é bom para você que passa muito tempo na internet e gosta de participar de grupos, fazer novas amizades online e interagir com os professores.

#2 Bom para quem precisa de disciplina e motivação para estudar: o descomplica possui aulas para você montar seu calendário e organizar seus estudos. Fora as livestreams animadíssimas que prendem sua atenção na hora de estudar.

#3 Para aqueles que não lembram os assuntos do ensino médio: assim como eu, se você não lembra dos assuntos do ensino médio, no descomplica existem aulas extensivas com todo o conteúdo necessário pra você sair do zero.

Vale a Pena Assinar o Descomplica?

Para termos certeza se o descomplica é bom precisamos analisar ainda outra variável: o preço.

Você imagina o quanto teria que pagar para ter todos os benefícios que falei acima, se fosse um cursinho presencial?

Tudo bem, estamos em uma nova era e você não precisa pensar em pagar valores exorbitantes para ter acesso a esse tipo de serviço.

O modelo de negócios que temos hoje em dia é muito diferente do que os nossos avós vivenciaram.

Distribuindo um serviço para milhares de assinantes, o preço pago por cada pessoa tende a cair e mesmo assim o negócio consegue se sustentar.

Vide o NetFlix que vem produzindo filmes com super produção e distribuindo sua assinatura por um precinho bem pequeno mensal.

Agora vivenciamos, com o advento das tecnologias da informação e o acesso a internet, um modelo de negócio chamado economia criativa - que você pode pesquisar melhor depois, se quiser -, mas em suma, oferece serviço de qualidade acessível em larga em escala por um preço baixo.

Sempre vale muito a pena assinar serviços com esse modelo de negócio funcionando.

E esses são os casos do NetFlix, Descomplica, PrimeVideo, Spotify e tantos outros.

E assim como você tem certeza que vale a pena assinar o NetFlix para ter seu momento de diversão, também vale a pena assinar o Descomplica para assistir aulas de qualidade.

As aulas do descomplica custam R$0,83 por dia. Valor obtido dividindo o preço do melhor plano (R$25,90) por 30 (dias)

Os planos do Descomplica em 2020

O Descomplica possui 3 principais tipos de planos projetados para melhor atender de acordo com o seu objetivo.

Conheça os principais planos do descomplica em 2020:

No plano MEDICINA COMPLETO você tem acesso a:

  • 1-Curso ao vivo Enem
  • 2- Curso ao vivo para Medicina
  • 3- Curso ao vivo para Exatas
  • 4- Curso ao vivo para Humanas
  • 5- Reforço ao vivo de Exercícios
  • 6- Reforço ao vivo de Redação
  • 7 - Aulas de Matemática, Química e Física básicas
    • Biblioteca gravada Enem
    • Ferramenta de exercícios
    • Material de apoio
    • Monitorias ilimitadas
    • 2 redações corrigidas por mês
  • +Aulas ao vivo de aprofundamento para Medicina (Bio, Quím e Fís)

...a um preço de R$ 34,90 por mês

Ver plano MEDICINA COMPLETO


No plano ENEM COMPLETO você tem acesso a:

  • 1- Curso ao vivo Enem
  • 2- Reforço ao vivo de Redação
  • 3- Aulas de Mat, Quím e Fís básicas
    • Biblioteca gravada Enem
    • Ferramenta de exercícios
    • Material de apoio
    • 10 monitorias semanais
    • 2 redações corrigidas por mês
    • Testes por aula e avaliações semanais

...a um preço de R$ 29,90 por mês

Ver plano ENEM COMPLETO


No plano Descomplica TOP você tem acesso a:

  • 1-Curso ao vivo Enem
  • 2- Curso ao vivo para Medicina
  • 3- Curso ao vivo para Exatas
  • 4- Curso ao vivo para Humanas
  • 5- Reforço ao vivo de Exercícios
  • 6- Reforço ao vivo de Redação
  • 7 - Aulas de Matemática, Química e Física básicas
    • Biblioteca gravada Enem
    • Ferramenta de exercícios
    • Material de apoio
    • Monitorias ilimitadas
    • 2 redações corrigidas por mês

...a um preço de R$ 39,90 por mês

Ver plano Descomplica TOP


O que é o descomplica?

Descomplica nasceu em 2011 com foco em preparar os alunos para o ENEM e principais vestibulares do Brasil. A plataforma promove educação com aulas gravadas e ao vivo com conteúdos do ensino médio e ensina do básico ao mais complexo conhecimento de todas as áreas de exigência. A cultura do descomplica é ser amigável com o aluno e ter uma relação horizontal, fazendo com que todos se sintam parte de uma família e sintam-se abraçados quando precisarem de apoio motivacional e emocional.

Como Utilizar o Descomplica em 2020

O descomplica atualizou o seu site em 2020 e conta com novo layout e novas funcionalidades dentro do site.

Nesta parte nós descomplicamos para você como utilizar cada funcionalidade do site.

Primeiras Configurações

Assim que você adquirir seu plano, a tela inicial do descomplica vai ser a de boas vindas no qual você preenche seu nome, sobrenome e pode adicionar uma foto.

bem vindo ao descomplica

Em seguida é possível configurar o seu objetivo de estudo.

Você pode definir a faculdade em que quer estudar e também o curso desejado.

Ah, pode escolher primeira e segunda opção.

Dessa forma o descomplica te dá informações de quanto você precisa para passar no curso desejado e vai te ajudando a conseguir alcançar o seu objetivo.

Objetivos de estudo descomplica

Depois de mais algumas telas informativas, você se depara com um vídeo de introdução ao descomplica.

O vídeo faz um resumo de como vai funcionar a plataforma em 2020, faz um pequeno tour pelo site mostrando tudo o que tem de disponível, e já dá aquela animada para começar os estudos.

vídeo introdução descomplica

Como Enviar as Redações para Correção

Para enviar as correções é fácil.

Primeiro, você precisa acessar a aba Redação no menu e clicar no botão Iniciar redação. Note que é possível ver os créditos disponíveis para enviar redação.

como enviar redação no descomplica

Em seguida você verá um diretório de temas que já caíram em edições anteriores dos principais vestibulares do país.

É possível filtrar por vestibular ou pesquisar por tema.

temas redação descomplica

Ao escolher um tema para escrever sua redação é lhe apresentado a proposta de redação.

Após ler a proposta basta clicar em Iniciar a redação.

Iniciar redação descomplica

A próxima tela é a final no qual você pode escrever sua redação manualmente ou simplesmente fazer upload de uma imagem.

Ainda é possível fazer download de um modelo de folha para que você possa imprimir e escrever sua redação usando este modelo (e posteriormente mandar para correção por foto).

escrever redação descomplica

Ao final da página você tem a opção de Salvar a redação ou Enviar para revisão.

Depois de enviar para revisão é só aguardar o feedback dos corretores e buscar melhorar de acordo.

Como Usar o Plano de Estudos

No descomplica há a opção de você personalizar seu plano de estudos.

Eles tem um assistente para te dizer a melhor opção para estudar dependendo se você prefere estudar com horários definidos (acompanhando as aulas ao vivo) ou se prefere estudar no seu tempo.

Óbvio que para estudar com as aulas ao vivo você vai precisar ter tempo disponível pela manhã/tarde que é quando acontece as lives.

personalize estudos descomplica

Esta opção aparece logo que você clica para iniciar o seu curso assinado no descomplica e é lhe perguntado algumas questões sobre sua rotina, do tipo se você faz faculdade ou trabalha e vai precisar conciliar tudo isso.

rotina estudo descomplica

Ao final é lhe sugerido qual a melhor opção para estudar. Essa recomendação não interfere nada visto que você pode acessar todas as telas de aulas ao vivo ou guia de estudos normalmente.

recomendação estudo descomplica

Conclusão: O descomplica é bom mesmo?

Podemos observar os benefícios que o Descomplica oferece, como aulas com todo o conteúdo do ensino médio, e ainda planos de aula + cronograma de estudos + resumos voltados para o ENEM, e o direito a correção de redação e monitorias. Tudo isso dá a possibilidade para qualquer um estudar independentemente do seu nível de conhecimento. E além disso, o site oferece todo o suporte de especialistas para você montar seu próprio cronograma e rotina de estudos para ter conseguir ser aprovado, e dá direito a correção de redação e monitorias.