07 dos Melhores Roteiros de Estudos Para o ENEM 2019

Postado em Organize seus estudos

Você provavelmente sabe que um roteiro de estudos é um dos pontos fundamentais do planejamento para se preparar para o ENEM e Vestibular.

Se você pretende estudar em casa para o enem este ano mas ainda não possui um cronograma para estudar, neste post você vai encontrar uma recomendação dos melhores roteiros de estudos da internet e não só isso: eu vou explicar porque eles são os melhores, porque foram escolhidos, etc.

Antes, vamos conversar sobre o que pode ter passado por sua cabeça quando você fez a pesquisa no Google.

Você provavelmente espera que este post vá ter uma planilha com cronograma de estudos para download gratuito. 

…E TEM !!!!

Mas o que eu gostaria de compartilhar é que *talvez não seja isso que você precisa*

Você está procurando uma planilha com um cronograma de estudos dizendo o que você precisa estudar para o ENEM?

Se a resposta for sim, leia isso com calma porque vai valer a pena.

Um PDF/Excel com uma quantidade de assuntos não é o melhor para você se guiar se quiser ser aprovado. Eu explico porquê.

1. Você precisa priorizar os assuntos importantes para a área de peso do seu curso.

Os roteiros de estudo disponibilizados através de uma planilha na internet são genéricas e não voltados para o curso que você escolheu.

Caso você não saiba, as notas do SISU são calculadas com um sistema de média ponderada, no qual cada matéria possui um peso diferente.

Então se você estiver querendo fazer um curso de saúde, as áreas de ciências da natureza terão peso maior na sua nota final.

Por isso estudar por uma planilha de estudos genérica pode não ser o mais eficiente, a menos que você já saiba como priorizar cada assunto no ENEM.

2. A ordem dos assuntos não organizadas pode te atrapalhar

A maioria dos cronogramas de estudo que eu vejo sendo distribuídos na internet possuem os assuntos misturados, sem considerar qual deve ser estudado primeiro e assim por diante.

Veja um exemplo:

Se você começar a estudar um assunto desses biologia, por ex, e escolher algum assunto que requer um conhecimento prévio, seu tempo estudando aquele assunto vai ser perdido.

Você ficará irritado, achando que não está conseguindo estudar, e isso afetará sua motivação para continuar.

Outra coisa: com essa planilha aí você vai ter que todo dia buscar uma aula na internet para estudar.

E se não encontrar? E se a aula foi ruim?

Bem…

Eu acho que você entendeu porque não vale a pena estudar apenas com uma planilha simples qualquer, né?

Sendo assim, você tem duas opções:

  • Assinar um cursinho online e seguir o plano de estudos oferecido por eles (melhor opção!)ou
  • Usar uma planilha mais completa e com todos os assuntos abaixo para montar seu próprio cronograma de estudos. Você vai precisar prestar atenção nos pontos que mencionei acima.

Se você quiser fazer o download da planilha, basta conferir abaixo:

clique aqui para acessar o cronograma de estudos no Google Drive

Atenção: Ao acessar a planilha faça uma cópia para sua conta do Google e assim você poderá editar.

Para fazer uma cópia é simples:

  • Clique em Arquivo > Fazer uma Cópia

Qual o Melhor Jeito de Arrumar um Cronograma de Estudos Então?

A melhor maneira de seguir um cronograma de estudos feito para você é assinando um cursinho preparatório online.

Para evitar que você perca mais tempo procurando por um roteiro de estudos atualizado, bem detalhado, e que te passe a confiança que você está estudando o certo, separei uma lista com os melhores roteiros de estudos para você escolher o que melhor se adapta para você.

O que eu levei em consideração ao montar essa lista foi:

  • Ter a confiança de seguir um roteiro que te ensina o que é cobrado na prova
  • Ter um cronograma detalhado que mostra o que você deve dar mais atenção na hora de estudar, baseado no curso de sua escolha
  • Aulas teóricas e exercícios

Nessa lista temos cronogramas específicos para vestibulares e áreas de atuação e também os mais gerais, para quem está começando do zero e ainda não tem noção do que deve estudar ao longo do ano até a data da prova.

Alguns dos cursos eu mesmo fiz, e avaliação é baseado majoritariamente na minha experiência como o caso do Descomplica e Geekie Games. Outras são baseados nas opiniões de outras pessoas que fizeram os cursos, que pude coletar buscando informação em grupos do facebook, vídeos do youtube, etc.

Os 07 Roteiros de Estudo Para o ENEM (Opinião de Quem Testou)

Como falei, nem todas as opiniões são minhas, pois não cheguei a assinar o roteiro de estudos do projeto medicina, por exemplo, pois não era meu curso desejado.

Porém, com a ajuda de outros estudantes dos grupos pude escolher só os que de fato valem a pena estar na lista.

Vale lembrar que os cursinhos online estão ordenados pela prioridade de melhor para pior, e isso baseado na minha experiência e pela quantidade de coisas que cada um oferece.

#1 Geekie Games (link: www.geekiegames.com.br)

O que vale a pena no Geekie Games

  • Aulas online
  • Plano de estudos exclusivo para o seu ritmo
  • Exercícios
  • Simulados

O projeto Geekie Games para mim é um dos mais legais, com ótimo custo benefício para quem vai fazer o enem / vestibular, mas ainda não tem noção do que estudar.

Uma das suas vantagens é que o site cria um plano de estudos personalizado de acordo com seu ritmo, objetivo e conhecimento.

Quando você começa a estudar, a medida que você vai respondendo os exercícios é possível ver seu desempenho para cada assunto estudado dentro de uma seção do site.

A avaliação de desempenho é feita conforme os exercícios oferecidos para você são respondidos, e caso você erre algumas questões, a plataforma vai cuidar de identificar o assunto e te passar novas vídeo aulas e exercícios mais fáceis para que você possa ir melhorando aos poucos.

Além disso, você também pode fazer simulados ao longo dos estudos para testar mais sério seu conhecimento.

O simulado tens questões baseadas ou idênticas à uma prova de vestibular real, tipo o ENEM, e inclusive conta com tempo limitado para resposta.

Com o resultado do simulado, o Geekie Games reorganiza as aulas que você precisa assistir para melhorar seu desempenho no assunto que se saiu mal.

#2 Descomplica ─ (link: https://www.descomplica.com.br)

O que vale a pena no Descomplica:

  • Aulas online
  • Aulas ao vivo
  • Plano de estudos
  • Exercícios
  • Simulados
  • Correção de redação

Um dos primeiros cursos com aulas de qualidade na internet, já bem estabelecidos no mercado, com milhares de jovens aprovados no enem e vestibular, o descomplica é uma plataforma maravilhosa que contém diversas vídeo aulas do básico ao avançado para quem está estudando para o enem.

Por ser um dos mais antigos na internet, o acervo de aulas da plataforma é gigantesca e aborda todos os assuntos exigidos no ENEM, de Ciências da Natureza à Redação, tudo feito com bastante qualidade por professores que possuem uma excelente didática.

Diferente de outros sites, o descomplica busca estar conectado com o aluno como se fosse uma sala de aula na vida real, tendo não somente aulas gravadas, mas também aulas ao vivo semanalmente com bastante interação para dar aquela motivada na hora dos estudos.

Para melhorar ainda mais essa experiência de sala de aula real, também é possível participar de monitorias semanais, que é uma espécie de reforço, no qual alunos do ensino superior tiram as dúvidas e resolvem exercícios junto com você.

#3 Me Salva ─ (link: https://www.mesalva.com.br)

O que vale a pena no Me Salva

  • Aulas online
  • Aulas ao vivo online
  • Plano de estudos exclusivo para o seu ritmo
  • Exercícios
  • Simulados

Esse famoso curso da internet já salvou muita gente explicando em detalhes dúvidas bem específicas.

O me salva nasceu com vídeo aulas publicadas no YouTube, após um tempo criaram um site com cursos completos voltados para o enem e vestibulares.

Hoje sua plataforma está renovada e também conta com um plano de estudos personalizado para você.

Roteiro de estudo para ENEM com o ME Salva
Reprodução: Me Salva ©

O diferencial do Me Salva que pude observar, é uma aba com apoio emocional, que te ajuda nos momentos difíceis de estudar, como por exemplo manter a motivação nos estudos por um longo tempo, se manter organizado, etc.

#4 Projeto Medicina ─ (link: https://projetomedicina.com.br/)

O que vale a pena no Projeto Medicina

  • Aulas online
  • Plano de estudos
  • Exercícios
  • Simulados

O plano de estudos oferecido pelo projeto medicina é específico, e como o nome já diz, voltado para quem quer prestar vestibular para medicina. Dentro do site há alguns depoimentos de pessoas que conseguiram passar contando com a ajuda do site. Mesmo que você não assine o plano deles, vale a pena acessar o site pois há sempre lista de exercícios grátis para baixar.

#5 Rumo Ao ITA /  ─ (link: https://rumoaoita.com/ )

O rumo ao ITA  é um projeto do mesmo grupo que faz o projeto medicina com a diferença de oferecem um cronograma de estudo específico para quem vai prestar vestibular para o ITA. Se esse for o seu caso, vale a pena dar uma olhada em cada um desses sites.

#6 Futuro Militar ─ (link: https://futuromilitar.com.br/)

O cursinho do Futuro militar é voltado para quem quer estudar em uma escola de militar. O projeto também faz parte grupo que faz o projeto medicina com a diferença de oferecem um cronograma de estudo específico para quem vai prestar vestibular para a escola militar.

#7 Blog QG do ENEM ─ (link: https://blog.enem.com.br/disciplinas/plano-de-estudos/)

O Blog do QG define um plano de estudos intensivo a partir abril do ano letivo e separa os assuntos para serem estudados na semana, de acordo com as aulas disponibilizadas na sua plataforma.

No QG do ENEM, você pode comprar os diferentes cursos oferecidos na plataforma de acordo com sua necessidade. Tem matemática e química do zero, por exemplo, que servem para quem está precisando fazer uma revisão do básico e ir continuamente melhorando na matéria. O site contém simulados, redações e também aulas ao vivo para te preparar pro ENEM.

Como Montar Seu Próprio Plano de Estudos

Se você quiser montar seu próprio plano de estudos, baixe a planilha disponibilizada acima, busque primeiramente pelo material de cada assunto que deve estudar e monte uma rotina de estudos com horário para começar e terminar.

Algumas dicas importantes na hora de montar seu cronograma são:

  • Faça exercícios e simulados ─ Não crie tempo na sua agenda somente para ler e assistir vídeo aulas. Fazer exercícios e simulados são melhores na construção do conhecimento e vão te mostrar o que de fato você sabe. Caso sinta dificuldade em algum assunto, basta revisá-lo e fazer uma nova pilha de exercícios.
  • Não exagere na quantidade de horas ─ Algumas pessoas tendem a criar um cronograma que vai ocupar todo o seu dia pensando que desse jeito vão aprender melhor. Caso você não saiba, o cérebro precisa de descanso para poder reter a informação. Umas 4h diárias de estudo se bem aproveitadas serão suficientes.
  • Faça revisões ─ Para guardar o que você aprendeu a longo prazo na sua memória, marque na coluna rev na sua planilha o dia e hora que você deverá fazer uma revisão. O tempo recomendado é de uma a duas semanas após o estudo.
  • Tenha tempo para descanso ─ É importante tirar um dia da semana para descansar. Você pode aproveitar para ter um descanso produtivo assistindo um filme que relate alguma história que cai no assunto da prova.

O mais importante de tudo é conseguir manter uma rotina para estudar e adaptar o seu cronograma a medida que for passando o tempo. Não se esqueça de pedir ajuda quando precisar.