Como Fazer uma Boa Redação no ENEM: O Guia de Preparação Ideal para Tirar Nota Mil

como-fazer-redacao-enem

Ei, você! Gostaria que seu texto se tornasse o próximo exemplo de redação nota 1000 do enem esse ano?

Imagina o orgulho que você teria de ver seu nome sendo publicado nas redes sociais, com pessoas te parabenizando por ter alcançado a nota máxima.

E mais orgulho ainda você teria por saber que tirando uma nota alta na redação sua probabilidade de entrar na faculdade iria aumentar drasticamente.

E então, por que não encara esse desafio de uma vez por todas e começa a partir de agora a trilhar o caminho que pode te levar a essa sensação de deus da redação no final do ano

Entenda o porque eu sugeri essa analogia: trilhar o caminho.

guia-nota-mil

Assim como para tantas outras conquistas na nossa vida, realizar uma boa redação no enem requer que você também trilhe um caminho de preparação até chegar ao objetivo final.

Subtendo que você está lendo este artigo com antecedência do dia de realização da prova, e está pronto para planejar seus estudos para o enem.

Ou até mesmo já está estudando, mas não conseguiu bons resultados até agora ou não tem certeza se está estudando corretamente.

Nesse artigo, estarei lhe oferecendo um guia completo para você inserir a escrita e leitura no seu dia-a-dia e facilmente criar um hábito para nunca mais parar de escrever!

O que lhe sugiro agora é que adentre na trilha e dê um passo de cada vez até o final do caminho. Aprecie a vista durante todo o percurso.

Antes você pode conferir cada etapa:

  • Entenda como funciona a estrutura de uma redação dissertativa.
  • Crie seu Hábito – Melhor Horário Para Escrever
  • Boas Práticas – Se Adaptando ao Tempo do ENEM
  • Equipamentos Que Auxiliam Nos Estudos
  • Ler ajuda a escrever
  • Boas Práticas

Como fazer uma redação: Entenda como funciona a estrutura de uma redação dissertativa.

como-estudar

Em um texto dissertativo argumentativo é necessário que você possa defender uma opinião, uma ideia, um ponto de vista seu acerca do tema proposto no dia da realização da prova. E sua dissertação, isto é, o seu ponto de vista, deve ser estruturado do seguinte modo:

1. Introdução

Nesta parte, como você bem deve saber, é necessário que você apresente de uma maneira resumida o que será tratado no texto. Evite usar frases de introdução que já são clichê e que têm pouco efeito. Pessoas que tiram nota boa no enem nunca usam frases do tipo “desde os tempos primórdios…” para iniciar sua redação. Ao invés disso, começam fazendo uma análise parcial do tema e sugerem resumidamente o seu ponto de vista. Continue lendo o artigo para encontrar ver exemplos de como começar sua redação.

2. Desenvolvimento

Nesse momento, você começa a destrinchar o que sugeriu em sua introdução. Em 2 ou 3 parágrafos você desenvolve o tema, de modo que você consiga transmitir uma opinião a respeito. Lembre-se de fazer um link entre o último parágrafo da redação e o início da conclusão para fazer a tão famosa proposta de intervenção. Esse é um dos pontos mais importantes em uma redação, e geralmente é determinante na nota final.

3. Conclusão

Como falado anteriormente, a proposta de intervenção pode ser trazida do último parágrafo da redação para a conclusão de tal maneira que seja possível identificar que você está terminando o texto. Sempre é bom lembrar dessas 3 perguntas quando for fazer essa parte: O que vai ser feito? Como vai ser feito? Quem vai fazer?
Veja um exemplo:

  • O que vai ser feito?
    Educação das crianças na escola, a fim de discutir e desconstruir a visão machista da sociedade.
  • Como vai ser feito?
    Obrigatoriedade de inserção do tema “violência contra a mulher” nas diretrizes curriculares
  • Quem vai fazer?
    Governo / Ministério da Educação. ONG’s também podem participar promovendo palestras. Pode-se veicular campanhas na televisão quando a lei estiver criada.

Estruturando a conclusão dessa maneira, fica mais fácil de escrever depois. Você só vai acrescentar os conectivos e depois organizar melhor seu texto. Em breve teremos um post com dicas de como você pode ganhar tempo na hora de fazer a redação. Por enquanto, vamos tratar de criar a rotina.

Organize seu horário: seu novo compromisso é escrever.

como-acordar-cedo-08am

Este artigo é mais prático do que teórico, portanto, vou já deixar a dica para você se planejar e começar a praticar imediatamente.

Como estudante e autodidata, eu sei bem as consequências de não planejar o que vou fazer.

Por mais que eu fique instigado em um primeiro momento quando leio um post de um blog ou participo de alguma aula / palestra que me dá um insight, eu nunca consigo terminar o que eu havia pensado, e que era realmente importante pra mim.

Para evitar que isso aconteça, determine previamente o tempo para iniciar e terminar uma redação. Não deixe que seu cérebro lhe engane. Sempre vai existir essa alternância de estar motivado e não estar motivado para escrever.

“Só escrevo quando estou inspirado. Felizmente estou inspirado todos os dias às 09 da manhã.” -William Faukner.

Grandes escritores seguem um horário predeterminado para escrever os seus livros. E definem uma meta diária de trabalho.

Como estudante, você deve fazer o mesmo. Estabeleça em quais dias da semana, e em que horário você irá fazer a sua redação.

Você pode escolher um horário em que se sente mais inpirado em um dia. Um horário que seria melhor para você estar totalmente focado em realizar somente esta atividade.

Qual é o Melhor Horário para Escrever?

Estudos científicos já comprovaram que as primeiras horas da manhã são as mais produtivas para realizar quaisquer atividades.  Isso porque seu cérebro está com total energia, recupearada em sua noite de sono.

Por esse e tantos outros motivos, eu sugiro que você reserve seu horário matinal, em um ou dois dias da semana, para estudar/praticar e ficar imerso com redação utilizando as dicas mostradas nesse post.

Como estamos falando do ENEM e você vai estudar as outras materias também, reserve entre 1h e 2h para a redação.

Mas Como Acordar Cedo?

Para mim também sempre foi difícil acordar de manhã cedo. Afinal, depois de ter ido dormir entre 00:00 e 03:00 da manhã, eu não poderia acordar as 07h porque ficaria todo o resto do dia cansado.

Isso aconteceu ate eu perceber que as atividades que eu estava fazendo até tarde da noite não eram nada benéficas para mim e eu precisava transformar meus hábitos.

Precisamos priorizar o que é importante para nossas vidas, se quisermos ter resultado.

Ambiente Para Concentração

Se você ainda não tem um espaço para estudo, então trate de planejá-lo ainda hoje.

Tire 30 min do seu dia para fazer uma primeira verificação e arrumação desse cantinho…Com o passar do tempo você pode ir deixando ele cada vez mais sofisticado.

É importante que você fique longe de barulhos para manter sua concentração no que realmente interessa.

Dica: confira 5 playlists do spotify com músicas para aumentar sua concentração nos estudos

Certifique-se de deixar a temperatura ambiente agradável para você. Nem muito frio / nem muito calor. Se sua cidade tiver temperaturas elevadas ou muito baixas, busque equilibrar a sensação interna para que você não tenha incomodo.

Móveis / Materiais para o Meu Local de Estudo.

Basicamente o que você precisa é de uma cadeira e uma mesa à sua frente junto com um computador ligado a internet, livros, caderno, e uma caneta para escrever.

No entanto, para garantir o seu conforto a longo prazo – já que você vai passar muitas horas por dia nesse local – é interessante que você possa fazer um investimento em móveis que valham a pena e te ofereçam o que você precisa.

Faça uma lista do material que você vai precisar, compre-o quando puder, e depois organize-o próximo de onde você vai estar estudando.

Equipamentos que Auxiliam o Estudo.

kindle-para-leitura-souautodidata.com

Além do material de papelaria, você também vai precisar de equipamentos eletrônicos para estudar. Como falamos, computador é exatamente o principal. Afinal, a principal fonte de estudo hoje em dia, para um autodidata, é a internet.

Mas outro equipamento, como o kindle, por exemplo, pode ser usado para consulta de algum conteúdo de livro caso necessário. É muito bom poder carregar milhares de livros em um dispotivo de pesa 220g, com uma bateria que dura mais de uma semana em uma única recarga.

Em breve farei uma análise do kindle que possuo e falo dos benefícios que ele me trouxe. É um investimento barato e que vale a pena. Hoje em dia carrego mais de 30 livros sem nem sentir o peso de 01 impresso.

Recomendo fortemente:

» Kindle com tela sensível ao toque e Wi-Fi <<< Mais Barato

» Kindle Paperwhite Wi-Fi, iluminação embutida, tela de 6″ sensível ao toque de alta definição << Otimo para ler no escuro

Boas Práticas – se adaptando ao tempo do ENEM

Para ter um máximo desempenho no enem, você vai precisar otimizar o tempo que você escreve a redação para poder realizar a prova das outras competências.

Por isso, com o passar do tempo praticando a escrita da redação, vá diminuindo o tempo que você leva para fazer uma redação completa, do primeiro rascunho à escrita final.

Diminua gradativamente esse tempo até chegar a 01 hora. Você estará escrevendo e fazendo todas essas etapas mais rápido quando pegar o ritmo.

Ler Ajuda a Escrever. Reserve um tempinho durante a semana.

A melhor maneira de evitar o bloqueio de palavras na sua cabeça, é preenchendo sua cabeça com palavras e construções frasais escritas por outras pessoas.

Acompanhar sites de notícias, blogs, revistas e jornais lhe ajuda a ficar por dentro das atualidades que poderão cair como tema redação do ano.

Transforme essa etapa em algo mais divertido e que você pode fazer no tempo livre. Não passe todo o tempo assistindo televisão, filmes e séries. A leitura também é prazerosa e vai instigar a sua imaginação e despertar seu intelecto.

Novamente, o kindle pode ser um aliado à essa etapa. Na amazon store tem ebooks gratuitos de não ficção para você ler como passa-tempo e você também pode ler artigos de websites diretamente no seu dispositivo.

CONCLUSÃO

Mais importante do que entender essas dicas, é bota-las em pŕatica. Ao longo do tempo você vai perceber o que funciona com você e vai criar sua rotina com mais especificidades. Vou fazer uma recaptulação do que é importante e deve ser feito de imediato. Agora é com você.

AÇÕES PARA FAZER HOJE
1. Defina em que dia e em que horário irá escrever (pela manhã!)
2. Organize seu espaço de estudo
3. Adquira os materiais necessários
4. Reserve um tempo para leitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.